Tecnologia do Blogger.

Se comunicando de forma (um pouco mais) segura - Parte 1

Motivado pela preocupação de não ter minhas conversas e emails bisbilhotados por nenhuma agencia de governo/publicidade/espionagem eu sempre opto por opções mais seguras de comunicação, mas sempre me deparo com um problema: Meus amigos, quase sempre, usam a desculpa de não conhecer ou não saber usar os softwares alternativos e se conformam com o whatsapp, gmail e o chat do facebook para trocar emails e mensagens.

Cansado das desculpas deles, resolvi fazer uma série de posts apresentando e ensinando a usar ferramentas mais seguras para comunicação. A proposta desses posts é ser pouco técnico e mais explicativo, sem muito blá blá blá, eu dou a receita e vocês fazem o bolo. Nesse primeiro post apresentarei o Telegram, uma poderosa alternativa ao Whatsapp.


O Telegram é um aplicativo russo, que faz tudo que o whatsapp imperialista faz e mais um pouco mais.Quer exemplos?

Posso criar grupos no Telegram? 
Sim, você pode criar grupos com até 200 membros no Telegram (no Whatsapp o limite é de 50).

Posso enviar arquivos pelo Telegram?
Sim, você pode enviar fotos, vídeos, mensagens de voz, musicas, arquivos de texto ou qualquer outro tipo de anexo!

Posso acessar o Telegram pelo meu computador? 
Sim, como o Telegram tem a API aberta, vários caras podem desenvolver coisas pra ele e um cara resolveu criar o Webogram, uma forma de acessar seu Telegram a partir de qualquer computador, tendo acesso tudo que você tem no Telegram do seu celular.

Ele ainda tem mais um monte de possibilidades, como mensagens que se auto-destroem, mas se eu escrever tudo que ele faz ninguém vai ler. Então vamos ao que interessa:

Como instalar o Telegram? 

Se você usa Android o link dele na Google Play é esse aqui: https://play.google.com/store/apps/details?id=org.telegram.messenger&hl=pt_BR

Se você usa Iphone o link dele na AppStore é esse aqui: https://itunes.apple.com/us/app/telegram-messenger/id686449807?ls=1&mt=8

Se você usa Windows Phone o link dele é esse aqui: http://www.windowsphone.com/en-us/store/app/telegram-messenger-beta/945b96a7-aadc-4dd0-806a-c2d1e0e6ca9a

Se você não tem nem Android, nem iPhone, nem Windows Phone não fique triste, você pode usar o Telegram no seu computador acessando esse link aqui: http://zhukov.github.io/webogram/#/
É só colocar o seu número de telefone que o Telegram vai te enviar um SMS com um código, você insere o código e pronto :)

Como usar o Telegram?

O uso dele é bem simples, logo após cadastrar o seu número de telefone ele te envia um SMS com um código de confirmação, você insere o código que recebeu e ele já carrega sua lista de contatos, a partir dos números de telefone que você tem na agenda do seu celular. Depois é só correr pro abraço!


Pronto, agora você não tem mais desculpas para usar o Whatsapp.
No próximo post vou ensinar a enviar emails criptografados.

0 comentários:

Postar um comentário